Abril 2024

Visitantes

Responsabilidade Social

Pesquisa

« Redes de Sensores Sem Fio Multimídia: Requisitos e Dificuldades | Principal | Onde estão meus dados? O papel da replicação na disponibilidade de informações em redes móveis sem fio »

Sistema Operacional TinyOS para Redes de Sensores Sem Fio

Atualmente novos dispositivos computacionais suportam a construção de diversas redes sem fio, como as redes mesh e as de sensores. Essas redes exigem sistemas operacionais, linguagens, e ambientes exclusivos para o desenvolvimento de protocolos e sistemas. As Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) são compostas por dispositivos que possuem recursos escassos, e tais restrições são um desafio ao desenvolvimento de softwares para essas redes. O sistema operacional TinyOS, desenvolvido na universidade de Berkeley em 2000, leva em conta a baixa capacidade computacional dos sensores, e é o mais famoso sistema operacional para sensores sem fio. Ele tem sido usado no desenvolvimento de aplicações, tanto no meio científico quanto comercial.

Neste curso serão abordados os conceitos básicos de redes de sensores sem fio e do sistema operacional TinyOS. O objetivo principal é o ensino introdutório de programação em TinyOS através da linguagem NesC. Para tal, serão realizados exercícios e demonstrações práticas. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de desenvolver aplicações simples para sensores. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de desenvolver aplicações simples para sensores.

Os interessados no assunto ou em orientação de pesquisa no tema podem contactar o Prof. Aldri Santos (aldri@inf.ufpr.br).

Topics: Uncategorized |