Calendário

Setembro 2021
SeTeQuQuSeDo
  
 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30  

O Grupo

A Universidade

Visitantes

Responsabilidade Social

Pesquisa


Pesquisa

Disseminação Robusta de Dados: A comunicação e a disseminação de dados de modo eficaz em rede é essencial para garantir a sua entrega nas atuais e futuras redes em desenvolvimento. Essas redes são ou serão constituídas por dispositivos computacionais dos mais diversos, como veículos terrestres e aéreos, sensores vestíveis, e outros objetos do nosso dia-a-dia; e que juntos eles estabelecem diferentes tipos de redes com diferentes organizações ao longo do tempo em razão da movimentação dos seus componentes. Isso torna as interações entre esses componentes da rede muito dinâmicas e variáveis, sendo um desafio muitas das vezes garantir ao usuário final serviços com a qualidade exigida por ele. Assim, serviços de encaminhamento e disseminação inteligentes para atender demandas de fluxos, bem como eficientes energicamente, são fundamentais tanto aos serviços básicos das redes quanto aos serviços finais aos usuários. Em geral tais serviços básicos (building blocks) atuam como um middleware dando suporte e facilitando a vida dos serviços finais, que são aquelas aplicações de interesse do usuário. Esses sistemas básicos apoiam decisões de consenso, eleição de lideres, entre outros serviços; o que naturalmente exige uma frequente troca de mensagens e em tempo real. Assim, esta linha de pesquisa tem por objetivo propor soluções para a gestão de disseminação, que sejam eficientes, escaláveis, e com uma baixa sobrecarga para não comprometer a vida útil dos dispositivos em rede.

Confiabilidade e Disponibilidade: Tem por objetivo o desenvolvimento de soluções que assegurem a confiabilidade e a continuidade dos serviços em redes dinâmicas na ocorrência de eventos naturais, como aumento de escalabilidade e falhas, e de má-conduta, como anomalias internas e externas, que venham a comprometer o seu funcionamento. Os novos protocolos, serviços e aplicações precisam de uma gerência robusta, isto é, uma coordenação e controle autônomos e inteligentes, de modo a prevenir e/ou tolerar anomalias ao longo do tempo para assegurar a sua própria confiabilidade e disponibilidade.

Preservação da Privacidade: As diversas redes sem fio e as redes virtuais incorporam os problemas de segurança das redes tradicionais e novos desafios decorrentes de suas características dinâmicas. Os componentes dessas redes normalmente possuem localização móvel, estabelecem comunicação fim-a-fim através de múltiplo-saltos, e exigem a colaboração dos seus membros ou uma estrutura de apoio. Essas características possibilitam muitas vezes o surgimento de brechas não imaginadas na segurança da rede, que podem comprometer a privacidade de dados ao permitir acessos indesejáveis à rede.  A preservação da privacidade visa propor soluções que garantam o acesso apenas por entidades corretas e autorizadas, evitando e minimizando acesso por outras não autorizadas de modo a manter o funcionamento da rede.