Maio 2024

« LANOMS 2009 - Chamada de Trabalhos | Principal | Aula inaugural do doutorado »

WGRS 2009 - Chamada de Trabalhos

Data: 06/02/2009

XIV Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS 2009)

Objetivos

O WGRS, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, tem como objetivo atuar como um espaço para a apresentação de pesquisas e atividades relevantes na área de gerenciamento e operação de redes e serviços, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes nessa área. O Workshop visa, ainda, constituir um fórum para a apresentação e discussão de soluções utilizadas por provedores e usuários de sistemas de gerenciamento de redes. O XIV Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS 2009) será realizado durante o XXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC 2009), no dia 25 de maio de 2009 em Recife, PE.

Tópicos de Interesse
Autores são convidados a submeter trabalhos de pesquisa, resultados experimentais e desenvolvimentos que incluam tópicos da lista não exaustiva a seguir:

- Aprovisionamento de redes e planejamento de capacidade
- Arquiteturas de gerenciamento
- Auto-gerenciamento e auto-configuração
- Contabilização e bilhetagem
- Desempenho e qualidade de serviço
- Gerenciamento autônomo de redes e serviços
- Gerenciamento baseado em políticas
- Gerenciamento baseado em web services e peer-to-peer
- Gerenciamento de grades computacionais
- Gerenciamento de mobilidade