Maio 2024

« Prova do Poscomp será neste domingo | Principal | Mestrado e Doutorado em Informática 2010 - Seleção 1º semestre »

Curso de Introdução Prática ao Simulador de Redes NS2 em Outubro

Data: 26/09/2009

Motivação: Hoje, podemos encontrar diversos tipos de redes de dispositivos computacionais, desde as redes cabeadas até as inúmeras redes sem fio, como as redes de celular, mesh, sensores. Montar a infraestrutura experimental dessas redes e testá-las é muito custoso em recursos e também em tempo. Assim, os projetistas de arquiteturas, protocolos e serviços e redes têm cada vez mais usado simuladores no desenvolvimento dos seus trabalhos afim de economizar e serem mais eficazes na suas soluções. Dentre os simuladores de domínio público e efetivamente utilizados na simulação de construção de redes cabeadas e sem fio, destaca-se o Network Simulator, conhecido como NS. Este simulador tem sido utilizado nos trabalhos científicos em geral. Este curso pretende servir, de maneira prática, como uma introdução ao funcionamento do NS versão 2 (NS-2), explicando seus componentes e a sua arquitetura.

Objetivos:

Requisitos:

CI056 - Algoritmos e Estrutura de Dados II, e CI067 - Oficina de Computação II

Justificativa: Devido à necessidade de conhecimento em Estrutura de Dados (Lista Encadeada e Pilhas) e Linguagem de Programação C.

Duração e Planejamento:

Duração total: 8 hrs divididas em 4 dias (7, 14, 21 e 28 de outubro), das 9:30 às 11:30 hrs.

Assuntos a serem abordados:

Público Alvo: alunos de graduação do BCC.

Local: Laboratório 4 do Departamento de Informática.

Instrutor: Professor Eduardo da Silva (Sociesc), doutorando do grupo NR2.

Monitores: Urlan Salgado de Barros - Mestrando e Fernando Henrique Gielow - Graduando.

Coordenador Geral: Prof. Aldri Luiz dos Santos (Coordenador do NR2).

Número de vagas: 20

Inscrição: nr2 At inf.ufpr.br

Organização e Realização: NR2 e Departamento de Informática

Promoção: NR2 e CEI