- O Projeto
- Objetivos
- Metas
- [AMB] Ambiente de Experimentação Remota de IoT
- [IOT] Protocolos de Comunicação Alternativos para IoT
- [WOT] Integração de Sensores via Web
- [CON] Convergência de Tecnologias de Comunicações sem Fio
- [VER] Tecnologias de Comunicação Verdes
- [CDT] Coleta e Disseminação de Dados de Tráfego Urbano
- [ADC] Armazenamento e Disseminação de Dados Climáticos
- [RIO] Monitoração de Rios Urbanos
- Participantes
- Publicações
- Mídia
- Eventos
- Contato
Integração de Sensores via Web [WOT]
http://labnet.nce.ufrj.br/cia2/?lang=en / http://code.google.com/p/
O objetivo desta meta é especificar e implementar uma infraestrutura para a Web of Things (WoT), denominada SmartSensor, que permitirá que Redes de Sensores sem Fio (RSSFs) sejam integradas a Web de forma rápida, transparente e flexível. A infraestrutura possibilitará que dados disponibilizados por RSSFs sejam compostos com informações provenientes de outros dispositivos e/ou aplicações, visando gerar informações de valor agregado baseadas nos dados brutos de sensores e outras fontes disponíveis na Web.
Atividades:
• Desenvolver o Módulo de Integração de Sensores (MIS), que será responsável pela integração de dispositivos sensores na WoT. Inclui os seguintes componentes: (i) Servidor HTTP embutido em nós sensores; (ii) Drivers para mapeamento entre requisições HTTP e os comandos específicos de cada plataforma de sensor a ser integrada; (iii) API RESTFul para sensores; (iv) Gateways para integração e disponibilização dos dados de um RSSF na Web; e (v) API RESTFul para Gateways.
• Desenvolver o Módulo de Programação e Execução (MPE), que será responsável por fornecer funcionalidade adicional no topo do MIS, em particular a capacidade de facilmente compor serviços de valor agregado no topo de objetos e realizar buscas de forma eficiente por serviços providos por dispositivos habilitados para a Web. Este módulo engloba a definição e implementação dos seguintes componentes/ linguagens: (i) linguagem específica de domínio (do inglês Domain Specific Language) voltada para o ambiente de RSSF. Tal linguagem será baseada nas linguagens de composição de mashup EMML (Enterprise Mashup Markup Language); (ii) linguagem padronizada para descrição das capacidades de uma RSSF expostas por um Gateway; (iii) componente para publicação e descoberta das capacidades de uma RSSF; e (iv) interpretador da linguagem de composição criada, o qual será baseado no interpretador da linguagem EMML já existente.
• Desenvolver o Módulo de Integração com Web 2.0 (MIW), que será responsável por integrar objetos inteligentes com diferentes aplicações e plataformas da Web 2.0 (e.g. Twitter) via a infraestrutura da WoT para promover interatividade e compartilhamento de informações, em particular, habilitando mashups físicos que envolvem dispositivos do mundo real. Este módulo engloba a definição/implementação de diferentes APIs entre os serviços RESTFul da RSSF e as diferentes aplicações e plataformas da Web 2.0.
Colaborações:
INCE/UFRJ, DCC/UFRJ, PUC-Rio, UFRN.
Lista de Links
outubro 2025 S T Q Q S S D « jul 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31
![[CIA2]](http://www.nr2.ufpr.br/~cia2/wp-content/themes/platform/images/logo2.png)