Visão Geral

 

          Questões recorrentes, tais como os grandes congestionamentos nos centros urbanos e a ausência de fomento à utilização de transportes coletivos, são obstáculos ao desenvolvimento de cidades inteligentes. Como soluções a essas dificuldades e visando atingir uma mobilidade sustentável, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) vêm sendo aplicadas, tendo como principal resultado os Sistemas de Transportes Inteligentes (STI). Neste contexto, este projeto propõe criar, modelar e implementar um sistema integrado de soluções, intitulado SIMTUR (Sistema Inteligente de Monitoramento de Tráfego Urbano), direcionado ao rastreamento, comunicação, controle e monitoramento de transporte e tráfego em cidades. SIMTUR pretende prover informações sobre o tráfego, localização e demais condições urbanas (nível de poluição, temperatura, umidade e outras) aos usuários de transporte coletivo e privado, além de informações de itinerários para os passageiros de transportes coletivos. O projeto desenvolverá, ainda, um simulador de semáforos inteligentes e disponibilizará uma base de dados, que podem ser utilizados por instituições governamentais e prefeituras para auxiliar no planejamento urbano. Em geral, o sistema SIMTUR contribuirá para a desobstrução de vias urbanas e almeja incentivar o uso de transportes coletivos de mobilidade.

          O projeto SIMTUR subdivide-se em 5 módulos como descritos na Figura 1. O objetivo deste sítio web é apresentar particularmente os detalhes referentes ao módulo 2. Para informações dos outros módulos acesse o sítio web geral do projeto SIMTUR clicando aqui.

Figura 1 – Diagrama dos módulos do projeto SIMTUR

 

MÓDULO 2 - Infraestrutura de Rede: Serviços de Comunicação, Monitoramento e Coleta de Dados

 

          Este módulo visa desenvolver um protocolo de comunicação seguro e robusto considerando uma infraestrutura heterogênea de comunicação sem fio para dar suporte a serviços de monitoramento e coleta de dados do SIMTUR. Este módulo proverá também o serviço de coleta de dados, além da distribuição de informações necessárias para o monitoramento de tráfego urbano. A infraestrutura usará de forma integrada as redes de sensores sem fio (RSSF), as redes em malha sem fio (mesh) e as redes veiculares (VANETs – Veicular Ad Hoc Networks) como suporte aos serviço de coleta de dados, monitoramento de tráfego e comunicação entre os veículos. As redes RSSF aplicarão a tecnologia ZigBee seguindo o padrão 802.15.4, enquanto as redes em malha e as redes veiculares terão como suporte a tecnologia WiFi (Wireless Fidelity) suportadas pelo padrão IEEE 802.11.

          As principais atividades do módulo 2 são:

  • Especificação da Infraestrutura de Rede 
    • Intituições Envonvidas: UFPE, ICMC-USP, UFPR, UFC
    • Responsáveis: Michele Nogueira e Kelvin Dias
  • Projeto e Desenvolvimento de Sistema Embarcado de Adaptação
    • Intituições Envonvidas: UFPE, ICMC-USP
    • Responsáveis: Jó Ueyama e Kelvin Dias               
  • Especificação do Protocolo de Comunicação Seguro e Robusto para Rede Veicular
    • Intituições Envonvidas: UFPR, UFC
    • Responsáveis: Michele Nogueira
  •  Resultados Parciais da Implantação das Infraestruturas
    • Intituições Envonvidas: UFPE, ICMC-USP, UFPR, UFC
    • Responsáveis: Michele Nogueira e Kelvin Dias
  •  Avaliação da Infraestrutura de Rede Heterogênea e a Disponibilização das Informações
    • Intituições Envonvidas: UFPE, ICMC-USP, UFPR, UFC
    • Responsáveis: Michele Nogueira e Kelvin Dias
Figura 2 – Modelo de funcionamento do módulo 2

 

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