Informação sobre a disciplina
Professora: Michele Nogueira,
Ph.D. em Ciência da Computação (michele [AT] inf.ufpr.br, ramal no
DINF : 3412, sala 051) Dias das aulas: Segundas e Quartas de 17h30 às 19h00, sala PC-05
Horário para atendimento ao aluno: Todas as segundas de 16hs às 17h30 sob agendamento prévio (Local: Núcleo de Redes Móveis e Redes Avançadas - NR2/DINF)
**Atendimento realizado no horário indicado acima e sob agendamento prévio de pelo menos 1 dia. Para agendamento do atendimento, enviar email com a indicação [TAD-Atendimento] no campo assunto. Não me responsabilizo por não ler seu email se esse procedimento não for seguido.
Monitor: Saulo Queiroz (sjbqueiroz AT inf.ufpr.br) - Todas as quarta a partir das 14hs sob agendamento prévio (Local: Núcleo de Redes Móveis e Redes Avançadas - NR2/DINF)
Esquema de avaliação:
Nota = 0.2*EX + 0.2*SE + 0.3*PE + 0.3*PR
EX = Listas de exercício
SE = Seminários
PE = Prova escrita
PR = Projeto
Não há segunda chamada, exceto nos casos previstos na Resolução 37-97.
NOTA: Avaliação de acordo com a resolução 37/97 (RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE)
Grupo virtual da disciplina
Página do
grupo: http://groups.google.com/group/TAD_20112
O
grupo virtual da disciplina é: TAD2012@googlegroups.com
Atenção:
Para ser adicionado ao grupo você
precisa enviar um email para mim com o rótulo "[TAD-AdicaoGrupo]". Não me responsabilizo por não adicioná-lo ao grupo se esse procedimento não
for seguido.
Calendário do curso (ainda sujeito a alterações)
Dia/Mês | Assunto | Leitura recomendada | Atividade | |
---|---|---|---|---|
29Out | Introdução do curso e motivação | Raj Jain(RJ).Cap.1 | ||
31 | Why is performance analysis an art, common mistakes. | RJ.Cap 1 e 2; ACM Tale Of 2Chips | Introdução à ferramenta R, exercícios 5.8 e 8.6 (esses exercícios não precisam ser entregues) | |
05Nov | Systematic Approach, Evaluation Techniques, Workloads | RJ.Cap. 2 e 3 + Mobicomm98 + Kortz03 | Homework1 | |
07 | Popular [non]-benchmarks Workload Selection | |||
12 | Statistical basics, Mean, Mode Median, Clustering | |||
14 | Confidence analysis, Regression | |||
19 | Exercícios em Laboratório | Artigo Zabih and Jain | Homework 2 | |
21 | Reservado para definição do projeto | Enunciado da Proposta do Projeto / Modelo Latex a ser usado | ||
26 | Workload characterization, Principle component analysis, Monitoring | |||
28 | Simulação (esse tópico foi alterado do previsto inicialmente) | |||
03Dez | Reservado para definição do projeto | |||
05 | Geração de números randômicos (esse tópico foi alterado do previsto inicialmente) | |||
10 | Recesso escolar segundo calendário acadêmico da UFPR (não haverá aula) | |||
12 | Simulations | |||
17 | ||||
19 | Prova escrita (PE) | |||
24 | Recesso acadêmico | |||
26 | Recesso acadêmico | |||
31 | Recesso acadêmico | |||
02Jan | Recesso acadêmico | |||
07 | Recesso acadêmico | |||
09 | Recesso acadêmico | |||
14 | Recesso acadêmico | |||
16 | Recesso acadêmico | |||
21 | Geração de números aleatórios | |||
23 | Modelo para o relatório final do projeto | |||
28 | Memory Systems Benchmarking, Accurate Performance Evaluation | |||
30 | Modelling | |||
04Fev | Modelling and Prediction | |||
06 | Modelling and Prediction | |||
11 | Recesso Carnaval | |||
13 | Recesso Carnaval | |||
18 | Graphical representations | |||
20 | Experimentação | |||
25 | Reservado para elaboração do seminário e projeto | |||
27 | Reservado para elaboração do seminário e projeto | |||
04Mar | Reservado para elaboração do seminário e projeto | |||
06 | Prova escrita | |||
11 | Seminars | Artigos a serem apresentados:
|
||
13 | Project presentation | Local: sala de videoconferência do DINF ou NR2-BioNet. Início das apresentações: 16h30. Por favor, procurar no ramal 3412. | ||
18 | Exercícios | |||
20 | Exame final |
Frequência
Veja Seção 2, "da dispensa de frequência", da RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE, artigos 80, 81, 82 e 83Conteúdo da disciplina (segundo plano de ensino do BCC)
Informações gerais
Honestidade acadêmica e comportamento ético são necessários nesta disciplina, assim como é em todas as outras disciplinas do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná. Veja regimento do BCC. O estudante é incentivado a conversar com o professor sobre qualquer dúvida/problema antes de estendê-lo a outras esferas.
Veja também Orientações da CAPES de combate ao plágio