Descrição

Os ambientes urbanos estão cada vez mais complexos tanto pelo aumento do número de pessoas na cidade quanto pela redução das áreas verdes, sendo muitas vezes possível a percepção de diversos micro-climas ocorrendo ao mesmo tempo numa mesma cidade. Tais características têm um impacto na qualidade de vida do seres humanos e na sua saúde. Através do acompanhamento desses ambientes, é possível a aplicação de políticas de ações a serem tomadas em cada circunstância, como por exemplo, no aconselhamento da população a evitar determinadas áreas em razão de altas temperaturas ou qualidade do ar. As alterações de temperatura em uma cidade podem impactar no aumento de diversas doenças, na taxa de mortalidade, no consumo de energia, entre outros. As ilhas de calor são um fenômeno cada vez mais comum nas grandes cidades, onde há regiões em que a concentração de prédios criou regiões de sombra quase permanentes, ou seja, regiões em que dependendo da estação do ano não há incidência alguma de sol. A cobertura da rede também é um problema devido às construções e também a interferência de outros dispositivos que utilizem ondas de rádio para comunicação.

Contudo, com a popularização dos micro-controladores, as redes de sensores sem fio têm se difundido, e o sensoriamento urbano é uma das aplicações que tem despertado bastante interesse nos últimos anos. O monitoramento da temperatura em uma grande cidade exige o emprego de muitos dispositivos para garantir a cobertura de toda a área de interesse. Os sensores, por estarem imersos em ambiente urbano, podem ser supridos de energia constantemente, possibilitando que o provimento de dados e informações de forma eficiente seja o foco principal de estudo. Este projeto tem como objetivo desenvolver um modelo de armazenamento e disseminação de dados para redes de sensores sem fio urbanas. O modelo proposto busca explorar a similaridade na extração contínua de dados de dispositivos comumente encontrados nos ambientes urbanos. A aplicação de um esquema de agrupamento baseado em similaridade possibilita que se obtenham os valores significativos de qualquer dispositivo de sensoriamento que pertença a uma dada região consultada. A conjectura é que esta estratégia possibilite a obtenção eficaz dos dados sensoriados, e consequentemente uma tomada de decisão mais rápida .

Resultados do projeto, se implantados em uma rede urbana de sensores sem fio de larga escala, podem ser utilizados para prover informações essenciais para a adoção de políticas de saúde pública para garantir a qualidade de vida de seus habitantes, tais como conforto térmico e qualidade do ar. Além disso, diversas áreas e aplicações que se utilizem de redes de sensores sem fio urbanas poderão se beneficiar desse modelo.

O projeto UrbanSensorDB pertence ao grupo de redes sem fio e redes avançadas (NR2) que desenvolve pesquisas nas áreas de roteamento e gestão eficaz de energia, segurança, confiabilidade e gerência de sistemas.



Duração do Projeto


  • 2009 à 2011 - Apoio Fundação Araucária - CP 14/2008
Código

O código será disponibilizado posteriormente

Equipe

Aldri Luiz dos Santos - Professor coordenador
Carmem S. Hara - Professora
Michele Nogueira - Professora
Gisane A. Michelon - Professora
Rodrigo Martins Figueiredo - Mestrando
Sérgio Samuel Furlaneto - Mestrando
Credits: Web design by Orice Media.          Design downloaded from free website templates.